Músicas de H20 Meninas Sereias

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A lenda das sereias!!!

A matéria de hoje é parte relacionada ao Japão e parte ao mundo. Tive a idéia de pesquisar mais sobre ela vendo o filme "Sairen" (ou, em inglês, Forbidden Siren), e espero que gostem.
So, vamos lá.

~ Merfolks, mermans, mermaids.
A lenda que conta sobre uma curiosa criatura mitológica que tem metade do corpo humana e metade peixe é conhecida pelo mundo todo. No Brasil, chamamos essas criaturas de sereias, e na maior parte das histórias a metade humana dela é mulher e jovem.
Lá fora, entretanto, as sereias têm várias definições e aparências. Alguns escritores e poetas antigos as descrevem sendo parte humanas e parte pássaros, mas estas são um capítulo à parte dessa lenda.
Na Europa, as criaturas são chamas de "merfolks". Sereias jovens são "mermaids" e os tritões "mermans". Na maior parte das histórias sobre sereias é raro o caso onde apareça uma destas criaturas em idades mais avançadas.





~ A Lenda.

Conta-se que sereias são criaturas que vivem em alto mar e que suas metades humanas são de uma beleza estonteante. Elas usam sua bela voz para cantar e encantar marinheiros que navegam por onde elas vivem, hipnotizando-os de tal forma que percam o controle de seus barcos e colidam com rochedos, afundando.
Há lendas um pouco mais "fantasiosas" onde sereias resgatam homens que estão se afogando no mar e posteriormente acabam apaixonando-se por eles, mas a verdade é que estas criaturas são vistas como um má presságio, pois são raras as histórias onde são felizes e/ou fazem alguém feliz.
Nas versões mais recentes da história, sereias com capacidade de se transformarem são cada vez mais comuns, de forma que ao saírem da água podem se tornar humanas perfeitas.



bjinhos e amanhã tem +++

3 comentários: